Os 5 Princípios do Reiki "Gokai" Imprimir

Mikao Usui selecionou cinco frases de algumas linhas de ensinamentos e  as colocou na prática do Reiki.

A razão disto é que Usui sensei observou que algumas pessoas após sanarem suas doenças fisicas com tratamentos de Reiki, retornavam com outros problemas de saúde. Desta forma, percebeu que para que a cura física seja efetiva, a cura mental se faz necessária.

Os antigos praticantes de Reiki recitavam o Gokai pela manhã e à noite juntamente com os poemas do Imperador Meiji, prática esta que diferenciava os "reikianos" de praticantes  de outras modalidades de cura.

O Gokai recitado em japonês é extremamente importante na prática diária do Reiki, pois é um kotodama (Koto: palavra e Dama: Espirito) que promovem a saúde mental e em consequência, a saúde fisica. 

Os cinco princípios do Sistema Usui de Reiki (Usui Reiki Ryoho), não devem ser entendidos como um rígido mecanismo de regras.

São um chamado a questionar de maneira profunda, nossa própria conduta e a abandonar nossos costumes antigos e carentes de sentido.

Os cinco princípios provocam e deste modo estimulam a uma maior reflexão.

São como enigmas espirituais que desde séculos são utilizados por Mestres Zen para ajudar seus alunos a demarcar os limites da razão que sempre quer regular tudo com exatidão e que na realidade tem muito pouca idéia sobre a vida.

 

 

O Gokai original em japonês

 

 

SHOUFUKU NO HIHOO
(o método secreto para convidar a felicidade)

Manbyo no Rei-yaku
(a medicina espíritual para todas as doenças).

Kyo dake wa
(apenas hoje)

Ikaru na (evite a zanga)

Shinpai suna (evite preocupar-se)

Kansha shite (seja grato)

Gyo-o hage me (trabalhe arduamente)

Hito ni shinsetsu ni (seja gentil com todos os seres)

Asa yuu gassho shite, kokoro ni nenji, kushi ni tonaeyo
(de manhã e à noite sente-se na posição Gassho e repita estas palavras em voz alta e em seu coração)

Shin shin kaizen, Usui Reiki Ryoho
(método de tratamento Usui Reiki para o aperfeiçoamento da mente e do corpo)

Chosso Usui Mikao
(Mikao Usui, fundador)

 

Kyo Dake Wa ( Só por hoje)

O significado do "Aqui e Agora":
Com isto se quer assinalar a importância do presente.
Só Aqui e Agora é que uma pessoa pode ser realmente feliz, amar, descobrir-se a si mesmo, sentir a vida, desenvolver seus talentos e atuar em proveito de todos.
Quem coloca sua maior atenção no passado ou no futuro para superar os desafios cotidianos da vida, terá menos êxito e não aprenderá tanto como quem tenha sua consciencia no presente.
No "Aqui e Agora" se encontra a chave do portal que está fechado e que separa o mundo material o reino do Amor e da Luz.
Uma das mensagens fundamentais do caminho místico do Reiki é o seguinte:
"Permanece com tua consciencia no Aqui e Agora. Somente assim alcançará a Grande Luz! Só assim poderá conduzir sua vida para melhor e de forma espiritualmente mais adequada"
Kyo Dake Wa, Ikaru Na (Só por hoje, não sinta raiva)
Este principio se ocupa do poder da agressão, quer dizer, a energia vital que também se encontra no chakra raiz.
Esta frase pode nos dar a chave para uma grandiosa fonte de energia.
A raiva é a maneira que a energia agressiva se manifesta quando entra em "curto", quer dizer, quando se encontra separada de uma ação construtiva.
Quem se sente com raiva, deverá explorar rapidamente as causas deste sentimento e aclarar o motivo.
Deve refletir de que modo pode transformar esta força em ações e por as mãos à obra!
A investigação das causas reais da raiva é revestida de enorme significado para este profundo processo de cura espiritual. Quem sente raiva por outra pessoa, não deveria descansar até ter entendido o que o remeteu aos seus próprios medos e o que o outro está lhe mostrando que é desagradável em si mesmo.
O que você teme realmente? Porque o medo está sempre unido à raiva? Que partes, talvez reprimidas e não queridas de sua personalidade ascendeu com mais força a sua consciencia através desta vivência?
Kyo Dake Wa, Shinpai Suna (Só por hoje, não se preocupe)
Com respeito as preocupações, deve-se preceder de certo modo, de maneira semelhante ao que foi dito em relação à raiva.
As procupações põe em evidência que em geral que uma parte do nosso subconsciente acredita perder o controle sobre coisas essenciais necessárias a sobrevivencia, ou para a conservação de recursos importantes. Em outras palavras, nosso subconsciente crê que algo muito perigoso, doloroso ou de algum modo incômodo acontecerá e não sabe o que fazer.
Podemos solucionar este problema se sabermos exatamente o que é que tememos.
Na maioria das vezes, o motivo do medo se mostra oculto à Luz da consciência e pode ser superado com um pouco de esforço.
Este principio tem relação com o poder do medo que na verdade é somente um guardião mas que algumas pessoas o transformam em amo e senhor de suas vidas.
Os medos nos dizem: Páre onde está, não se mexa!
O Reiki nos diz: Reconhece a tua força, levanta e siga o seu próprio caminho!
Devemos dar um bom exemplo aos demais e ajudá-los a encontrar seu próprio caminho.
O trabalho com este principio cura importantes áreas do segundo e terceiro chakras.
Kyo Dake Wa, Kansha Shite (Só por hoje seja grato)
A gratidão significa um reconhecimento das bênçãos divinas que obtemos através de tudo o que recebemos, independente do quão grande ou pequeno seja.
Nossos merecimentos são pequenos em relação ao enorme esforço que  deve a vida desprender para nos brindar com todo o alimento  que necessitamos.
Praticar a gratidão significa nos conectarmos com a rede da vida e sustentados por ela, conseguirmos a força da confiança básica.
Se somos agrdecidos, reconhecemos a grandeza da Força Criadora e com ela ao mesmo tempo, o Poder da Centelha Divina que habita em nós e nos outros, e que permite que o coração bata e que o espirito e o corpo possam viver.
Através da Consciencia da presença cuidadosa do Divino que cresce com a gratidão praticada, desaparece o sentimento de estarmos sós e abandonados em nós mesmos vendo a vida como inimiga.
A gratidão nos faz ter êxito.
Com frequência ignoramos a força da mão criadora porque ficamos presos de forma rígida à idéia de uma determinada forma de felicidade e realização.
A gratidão desperta os sentimentos para Ações Divinas.
Este principio nos ajuda não cairmos no isolamento. Somente aquele que é consciente da união de todos os viventes pode realmente perceber o Divino.
Independente de quem somos, de onde viemos e de como nos sentimos neste momento, façamos um chamado a Graça da Força Criadora, apliquemos o que sabemos e comecemos a melhorar a nossa situação.
Aceitemos tudo o que recebemos. Se aceitarmos de coração, cempreenderemos que sempre vem a nós o certo e no momento oportuno.
Kyo Dake Wa, Gyo-o Hage Me (Só por hoje, faça suas obrigações)
Trabalhar árduo sobre si mesmo ajuda a superar resistencias e a conhecer as próprias forças.
Sob o ponto de vista real, uma missão espiritual só poderá se solidificar de fato à partir de um trabalho bastante duro.
O trabalho no sentido espiritual é fundamentalmente em primeiro lugar, um trabalho consigo mesmo.
Somente quem realiza isto de maneira correta e incansável pode comprometer-se cada vez mais com seu Eu Divino.
Ester trabalho não é nenhum serviço imposto por alguém. É necessário porque de outro modo, os velhos e já aceitos padrões de comportamento de medo, ódio, separação, questionamentos sobre nós mesmos e inconsciencia, auto engano e irresponsabilidade, tomam novamente o controle sobre o rumo de nossas vidas e destroem todo o sucesso curativo que alcançaríamos com esforço baseado em amor, atenção, ampliação da consciência e a ação plena de entrega e de sentido.
Fazer suas obrigações, significa realizar um sério esforço para percorrer o caminho até Deus: Aqui e Agora, não somente duas horas, duas vezes por semana em um curso de meditação.
Somente com a constancia é que se pode resolver e harmonizar de forma duradoura, os bloqueios que impedem as pessoas de se re ligarem com o Divino.
A espiritualidade somente tem sentido quando praticada na vida cotidiana, enriquecendo a vida de todos.
Se não nos comprometemos seriamente com nosso trabalho, se não trabalhamos duro conosco mesmos e não ocupamos nosso lugar tão bem como deveríamos, não poderemos encontrar a nós mesmos durante nossa jornada, nem andar nosso próprio caminho.
Seguindo este principio, logo poderemos soltar as rédeas de nossos talentos e desenvolver nossos pontos fortes e todos também aproveitarão algo disto.
Kyo Dake Wa, Hito Ni Shinsetsu Ni (Seja gentil com todos)
O desafio de praticar o Amor espiritual e ser afetuoso com todos é talvez o mais dificil de todos os desafios.
Porque? Porque o Amor autêntico, espiritual, deseja o melhor para todos e não somente uma adaptação simpática superficial de conduta.
Ser afetuoso com todos pode significar um sorriso ou um abraço no momento adequado, uma palavra de alento ou uma ação realizada com a cabeça e o coração.
Da mesma maneira, o amor pode ser também a consequencia, a claridade e a força com que alguém segura uma pessoa que quer correr às cegas para a ruína até que esteja novamente em equilibrio e possa tomar com calma, uma autêntica decisão para prosseguir seu caminho.
Este principio de vida nos leva a reconhecer e honrar o divino em todos. Se aprendermos a perceber em todos a Força Criadora e a despertar sua obra, não estaremos adormecidos para perceber o momnento de nos reconhecermos em outros espelhos, isto é, naquele que acende em nós a chama da vida.

Em última instância, estamos todos juntos, sentados no mesmo barco.Devemos compreender esta expressão cada vez melhor e mais profundamente.

Acupuntura para reduzir medidas

A milenar medicina chinesa afirma que todas as alterações físicas e psicológicas de uma pessoa são causadas por desequilíbrios entre as energias Yin e Yang. Com a beleza não é diferente. O tratamento para emagrecimento redução de medidas é dividido em duas fases:

 

- na primeira etapa são utilizadas agulhas e técnicas tradicionais, acupuntura sistêmica e auricular e também moxabustão e ventosaterapia. O foco é equilibrar a ansiedade, que muitas vezes é descontada na comida e nos doces, impedindo a redução de peso. O paciente é diagnosticado segundo os critérios tradicionais da medicina chinesa, que definirá quais pontos energéticos precisarão ser estimulados.

 

- na segunda etapa, pontos-chaves são trabalhados no abdômen, para estimular a drenagem linfática e eliminar as moléculas de gordura.

Além de reduzir a gordura, a técnica estimula a circulação local, a nutrição das células e a eliminação de toxinas, melhorando a celulite e o aspecto da pele como um todo, promovendo o rejuvenescimento celular.

 

Para complementar o tratamento é feito o uso de ventosas as quais produzem resultados semelhantes ao da massagem modeladora.

 

Tempo de tratamento: mínimo de dez sessões para manter o resultado. 

Resultado: redução de dois a quatro centímetros na primeira sessão, variando em cada caso

 

O mecanismo de ação da acupuntura: Baseia-se no fato de que a introdução da agulha em pontos específicos dos meridianos energéticos gera um estímulo nas terminações nervosas dos músculos, que vai para o sistema nervoso central, onde é reconhecido e traduzido em três níveis: nível hipotalâmico, onde há ativação do eixo hipotálamo-hipófise que vai gerar a liberação de β-endorfinas (analgésicos), cortisol (antiinflamatório) e serotonina (antidepressivo) na corrente sanguínea e líquido céfalo raquidiano; nível de mesencéfalo, onde haverá a ativação de neurônios da substância cinzenta, que vão liberar endorfinas e estas vão estimular a produção de serotonina e norepinefrina, na medula espinal, onde haverá a ativação de interneurônios na substância gelatinosa e a liberação de dinorfinas.A entrada da agulha na pele provoca uma microinflamação que aciona a produção natural dessas substâncias.

Maria Roberta Nigro

Psicóloga

Especialista em Acupuntura

Mestre de Reiki

CRP 08/06388

www.reikilondrina.com

A acupuntura chinesa pode tratar 461 doenças, a maioria delas relacionada ao sistema nervoso, segundo uma pesquisa realizada por especialistas do país oriental e publicada  pelo jornal oficial “China Daily”“. (fonte Folha Online 08/Jun/2010)

A  Acupuntura é um dos recursos terapêuticos da Medicina Tradicional Chinesa e surgiu na China há mais de 5000 anos baseando-se no estudo da Natureza e da existência de uma energia vital chamada Chi ou Ki. Essa energia circula pelo nosso corpo através de canais que recebem o nome de Meridianos, se essa energia fluir naturalmente por esses canais, mantém o bom estado de saúde, caso alguma condição interna ou externa bloqueie o fluxo natural dessa força vital, surge o desequilíbrio que irá resultar em doenças.

Embora não se possa negar o papel das condições externas ambientais e sociais, o estado permanente de tensão e apreensão é algo que vem do interior da pessoa e deve-se fundamentalmente ao desassossego, à insegurança íntima e à baixa avaliação que o indivíduo faz de si mesmo. Em suma, ele não se ama e, por extensão, não ama os outros; E por isso adoece.

As emoções são responsáveis por 90% das doenças, ou seja, o nervosismo, ansiedade, medo, preocupação, tristeza, raiva, mágoa, ressentimento, depressão, quando constantes na nossa vida, são capazes de baixar a energia de defesa que protege nosso organismo das moléstias e apenas 10% são provenientes de outros fatores, como: meio ambiente, uma alimentação sem regras, vícios, contaminações por vírus e bactérias, hereditariedade e outros, em média, o problema demora seis anos para aparecer, a contar do momento em que um desses estados emocionais se fixou.

 

 

 

 

 

Acupuntura equilíbrio como um todo.

O corpo humano possui uma inteligência fisiológica cuja função básica é manter a homeostase do organismo diante de todos os estímulos do mundo exterior e interior. O equilíbrio é conseguido através da livre circulação de energia no organismo, assim como através das trocas contínuas entre o corpo e o meio ambiente. Esse fluxo contínuo de energia nos mantém vivos. Quando a circulação de energia não ocorre de uma maneira adequada surgem às doenças.

Nosso corpo vai sinalizando, com muita antecedência, o desequilíbrio através de pequenas alterações funcionais sem substrato físico; isto é, não há nada a nível orgânico que justifique aqueles sinais ou sintomas. Com a não valorização desses sinais e a manutenção do mesmo padrão de vida, as alterações físico-químicas vão se cronificando, se solidificando até atingirem o seguimento físico; A doença passa a se expressar em algum tecido, órgão ou víscera, acompanhada de padrões mentais e emocionais bem determinados.

Esses bloqueios no fluir das energias, podem ser corrigidos através de vários métodos terapêuticos, sendo um deles a Acupuntura, que está se tornando cada vez mais conhecida e utilizada no Brasil, sendo uma terapia preventiva e curativa, eficiente nos seguintes casos: equilíbrio energético geral, relaxamento, dor na coluna, TPM, bursite, tendinite, torcicolo, sinusite, rinite, bronquite, gastrite, dor nas articulações e joelho, estresse, ansiedade, nervosismo, depressão, dentre outros, e o tratamento não possui efeitos colaterais.

O mecanismo de ação da acupuntura

Baseia-se no fato de que a introdução da agulha em pontos especí­ficos dos meridianos energéticos gera um estímulo nas terminações nervosas dos músculos, que vai para o sis­tema nervoso central, onde é reconhecido e traduzido em três níveis: nível hipotalâmico, onde há ativação do eixo hipotálamo-hipófise que vai gerar a liberação de β-endorfinas (analgésicos), cortisol (antiinflamatório) e serotonina (antidepressivo) na corrente sanguínea e líquido céfalo raquidiano; nível de mesencéfalo, onde haverá a ativação de neurônios da substância cinzenta, que vão liberar endorfinas e estas vão estimular a pro­dução de serotonina e norepinefrina, nível de medula espinal, onde haverá a ativação de interneurônios na substância gelatinosa e a liberação de dinorfinas.A entrada da agulha na pele provoca uma mi­croinflamação que aciona a produção natural dessas substâncias

 

 

 

Acupuntura no Tratamento da Gastrite

GASTRITE

O estômago é um tipo de bolsa que recebe o que ingerimos.  Internamente, é forrada por mucosa, uma camada rosada parecida com a que temos em nossa boca.

A gastrite é uma inflamação da mucosa do estômago, causando sensação de queimação e/ou dor, podendo aparecer náuseas, vômitos, mal-estar, dor de cabeça, sede em excesso e falta de apetite.

Alimentação excessiva, mastigação insuficiente, uso de condimentos irritantes, ingestão de bebidas junto às refeições, fumo, álcool, estresse e ansiedade são as principais causas da doença.

As gastrites podem ser agudas ou crônicas.

A gastrite aguda surge subitamente e geralmente é associada a:

- stress (estresse) físico ou psíquico;
- alguns medicamentos;
- alimentos contaminados por germes;
- consumo  exagerado de álcool;
- fumo;
- alimentos muito condimentados;
- outras situações mais incomuns.

 

A gastrite crônica fica instalada por longo período e pode surgir devido a vários fatores:

- bactéria helicobacter pylori;
- diminuição na produção do ácido gástrico;
- refluxo da bile para o estômago, causando a inflamação;
- ato de comer rapidamente, sem mastigar adequadamente a alimentação;
- álcool exagerado;
- fumo;
- alimentos muito condimentados.

 

 

Como a acupuntura pode atuar no tratamento da gastrite?

Toda doença tem uma historia, ela começa sempre no nível energético, depois é que atinge o corpo físico, neste caso o estômago.  Por isso, hábitos como: má alimentação, fumo, estresse, entre outros, são vilões para a região do aparelho digestivo.

O objetivo da acupuntura é promover um equilíbrio energético, além disso, a pessoa precisa mudar os seus hábitos e valorizar o auto cuidado.

No caso da gastrite, o direcionamento energético é para a região do estômago que vai fazer com que o processo inflamatório diminua mais rápido, promovendo a diminuição da dor e outros sintomas associados.

 

Se a causa da gastrite for emocional, esta parte também será trabalhada, pois corpo e mente trabalham juntos. Buscando promover um maior equilíbrio emocional, diminuindo a ansiedade que vai gerar uma maior capacidade de lidar com as emoções, raiva, ira, frustração e irritabilidade que tanto agridem o estomago.

A acupuntura sempre é uma boa opção de tratamento para qualquer tipo de doença, já que ela age diretamente na causa do problema e não só nos sintomas.

Tratamento.

Após um diagnóstico bem elaborado, em que o paciente responderá a várias perguntas, serão aplicadas finíssimas agulhas em pontos de Acupuntura específicos para cada caso. As agulhas são de origem coreana, chinesa ou japonesa, descartáveis para maior segurança. Além da inserção das agulhas são utilizados outros métodos, como: Moxaterapia, Acupuntura Auricular e Ventosaterapia.

A Acupuntura trata o paciente como um todo e não por partes isoladas. Busca a causa do problema, equilibra todo o sistema físico e emocional para que o resultado seja eficiente, mesmo nos casos em que o organismo está muito debilitado, há uma grande melhora na qualidade de vida do paciente; Devemos, assim, harmonizar nossas emoções, cuidar do corpo e da mente para um viver melhor.

As sessões duram em média uma hora e o número destas depende de cada caso. Quando necessário serão aplicados alguns recursos da Psicologia Clinica. Como sessões de Psicoterapia e relaxamento induzido, como o objetivo de tratar a causa da psicossomatização.

 

AMOR, PERDÃO E RESPEITO

Três sentimentos básicos para a transformação

 

 

Pelo fortalecimento da capacidade de aceitar e de perdoar a nós mesmos e a não rejeitar, julgar ou fazer comparações com os outros, também fortaleceremos a capacidade de amar os outros.

Amor é um sentimento sublime que todos os seres vivos desse planeta podem e devem exercer. Amor é energia de união através de um sentimento muito agradável. É uma sensação maravilhosa que faz bem ao coração. O amor deve ser exercido em todos os momentos de sua vida, pois quando em estado de amor, seu coração pulsa e pulsa energia de paz e harmonia. Aprenda a amar a vida, seus semelhantes, a natureza, as flores, as árvores, os reinos vegetal, mineral e animal. O planeta precisa de seu amor incondicional para que tudo e todos de libertem.

Read more...

Rua Souza naves 1174 - Londrina - PR

Tel: (43) 9131-3164